De acordo com um relatório da Social Science Research Council, o grande culpado pela pirataria é o preço abusivo dos produtos.
O estudo, chamado de “Pirataria na Mídia em Economias Emergentes”, concentrou-se principalmente no Brasil, Índia, Rússia, África do Sul, México e Bolívia. O relatório conclui que "o problema da pirataria é mais concebido como uma falha de acesso aos meios de comunicação acessíveis nos mercados legais."
Em relação aos preços locais, o estudo afirma que o preço de alguma obra em CD, DVD ou cópia do MS Office é freqüentemente cerca de dez vezes mais caro que nos EUA ou a Europa, tornando quase impossível criar um mercado legal de tamanho razoável.
O relatório vai mais além e diz que a pirataria nesses países não é vista como algo de errado e em virtude do sobrecarregamento do sistema jurídico, fica difícil de exigir que os governos tomem o problema como algo relevante.
"O fracasso dos mercados legais para fornecer acesso a bens, a preços acessíveis em termos de preços locais condizentes com a renda, gera uma situação de alto índice de pirataria, como forma principal de acesso aos conteúdos", revelou o editor do estudo, Joe Karaganis.
Outra questão bastante polêmica levantada pelo relatório joga um verdadeiro balde de água fria em um dos principais argumentos das empresas. De acordo com o estudo, não há nenhuma ligação entre pirataria e crime organizado ou o terrorismo.
Para William Patry, advogado sênior da Google, o relatório é um verdadeiro marco na literatura de direitos autorais, indicando assim que poderá servir de arcabouço para futuros embates jurídicos.
Por: Rosalvio José Sartortt
Grupo Bibliotecários
Fonte: http://goo.gl/p4eOc
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