Um sonho a se realizar!

Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reúnem a juventude, de forma bem eficaz.
Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satisfaz.
O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos
conscientes, mais finos, mais eloquentes, com mais força e mais vontade.

As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso,
a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.

Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação
pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!


Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Biblioteca Digital Mundial

Esta matéria é fantástica...não deixem de ler e acessar o site.
Uma verdadeira jóia

Envio-vos o arquivo cultural mais importante que já recebi!!!
A NOTÍCIA DO LANÇAMENTO DO WDL NA INTERNET....A BILBIOTECA DIGITAL MUNDIAL. Grande presente da UNESCO PARA A HUMANIDADE!!!!
Especialmente para "OS JOVENS".
Já está disponível na internet, através do site http://www.wdl.org/
Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta. Tem, sobretudo, um caráter patrimonial, antecipou Abdelaziz Abid, coordenador do projeto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições.
A BDM não oferecerá documentos atuais, senão “com valor patrimonial, que permitam apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em nos seguintes idiomas: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos online em mais de 50 idiomas”.
“Entre os documentos mais antigos, há alguns manuscritos pré-colombianos, graças a contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei da Espanha em 1562”, explicou Abid.
Os tesouros incluem o Hyrakumanto darani, um documento japonês publicado no ano de 764, considerado o primeiro texto impresso da história; há também um relato dos astecas que constitui a primeira menção ao Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de árabes científicos desvendando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e estelas chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e da célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
Fácil de navegar, cada jóia cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação de seu conteúdo e significado. Os documentos foram escaneados e incorporados em seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre ela o PORTUGUÊS.
A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi desenvolvida para receber um número ilimitado de textos, gravuras, mapas, fotografias e ilustrações.
Como aceder ao local global: Embora seja apresentada oficialmente neste domingo, dia 27 de setembro na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível, através do site http://www.wdl.org/. O acesso é gratuito e os usuários podem acessar diretamente pela Web, sem necessidade de registrar-se. Quando alguém clica no endereço http://www.wdl.org/, tem a sensação de tocar com as mãos a história universal do conhecimento. A BDM permite ao internauta orientar sua busca por épocas, lugares geográficos, tipos de documentos e instituições. Como os documentos foram escaneados em seu idioma original é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Loann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se folhear as páginas de um livro, aproximar e distanciar o texto e movê-lo em todos os sentidos. A excelente qualidade das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa. Entre as jóias contidas neste momento na BDM, está a Declaração da Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de vários países; o diário de um estudioso de Veneza que acompanhou Fernando de Magalhães em sua viagem ao redor do mundo; o original das “Fábulas” de Lafontaine, o primeiro livro em espanhol e tagalog, publicado nas Filipinas, A Bíblia de Gutenberg, e umas pinturas rupestres africanas, datadas de 8.000A.C.
Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: America Latina e Oriente Médio: Isso se deve a participação ativa da Biblioteca Nacional do Brasil, a Biblioteca Alexandrina do Egito e a Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.
A estrutura da BDM foi calcada no projeto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e atualmente contém 11 milhões de documentos online. Seus responsáveis afirmam que a BDM é, sobretudo, destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste este site vai muito mais além da incitação ao estudo das novas gerações, que vivem em um mundo audiovisual. Este projeto é tampouco um compêndio da história online: é a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, ao exemplar inestimável, inacessível, único, que alguém alguma vez sonhou em conhecer.

Wilma Nóbrega
Bibliotecária Grupo Bibliotecários
Esta matéria foi publicada e enviada por e-mail ao Valdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre nosso blog