Um sonho a se realizar!

Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reúnem a juventude, de forma bem eficaz.
Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satisfaz.
O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos
conscientes, mais finos, mais eloquentes, com mais força e mais vontade.

As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso,
a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.

Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação
pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!


Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Educação e Cidadania

Olá pessoal...todos bem? Espero muito que sim...
Vou postar aqui na íntegra uma reportagem exibida recentemente no programa Globo Cidadania, sobre os desafios e a importância da educação no Brasil. Os créditos são para Manoela Meyer do Educar para crescer.
Boa leitura e reflexão à todos...


Educação foi a palavra mais escutada durante o talk show organizado pela equipe do programa “Globo Cidadania”. Para celebrar a temporada 2012 do programa, o apresentador Serginho Groisman mediou um bate-papo entre o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Cesar Callegari, o físico e professor da USP, José Goldemberg, o economista e escritor Eduardo Giannetti e o secretário-executivo do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), Fernando Rossetti. A ideia principal era discutir o sentido de “Cidadania” e, com isso, ficou difícil não falar em “Educação” e envolvimento da sociedade. “Os brasileiros estão percebendo que a escola é um espaço de transformação, que pertence à comunidade”, disse Callegari.



Com base nessa ideia, o secretário de Educação Básica apontou os desafios que o Ministério da Educação enfrenta, bem além da garantia de vagas para as crianças de todo o país: contar com educadores bem formados, com condições dignas de trabalho e salário; e conseguir envolver a sociedade, especialmente a família, na comunidade escolar. “A participação familiar não é uma opção. Ela precisa se concretizar.”
Não basta o brasileiro saber dos problemas e de seu papel como cidadão. “Há um enorme descompasso entre consciência e ação nesse país. As pessoas sabem das coisas erradas, sabem que precisam mudar, mas não se comprometem”, complementou o economista Gianetti.
Ele também falou da importância de uma formação ética, moral. “Há muitas variações sobre o assunto, de acordo com a cultura. Mas o que me incomoda no Brasil é que aqui, as leis não são cumpridas. A impunidade é imensa. Não podemos tolerar isso”.
Mas será que é possível mudar esse quadro? Gianetti explicou brevemente que a adesão de um indivíduo às regras sociais depende de alguns fatores:
1. Fiscalização e punição: ou seja, todos devem saber que existe um preço a ser pago por quem desrespeita a lei. É papel do Estado fazer isso.
2. Internalização: entender que o bom comportamento de cada um influencia no bem estar de todos. Aqui, o papel é da Educação.
3. Identificação: a pessoa tem sentimentos que a levam a sentir vergonha, culpa, sobre si mesma perante os outros, quando faz algo errado. A família tem enorme importância nesse momento.
Difícil chegar a uma conclusão sobre as maneiras de enfrentar os desafios brasileiros em áreas como Educação, Meio Ambiente e Segurança. Mas uma certeza fica: o trabalho é conjunto e deve reunir ações que partam de todas as esferas da sociedade.

Por: Manoela Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre nosso blog