Um sonho a se realizar!

Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reúnem a juventude, de forma bem eficaz.
Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satisfaz.
O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos
conscientes, mais finos, mais eloquentes, com mais força e mais vontade.

As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso,
a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.

Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação
pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!


Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Gama Filho atinge 1 milhão de itens em sua biblioteca digital

Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho torna-se a maior biblioteca digital do Brasil, segundo dados da própria instituição

Com o acervo exclusivamente composto de textos completos e itens digitais integrais, como sons e imagens, a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho ultrapassou a marca de 1 milhão de itens neste início de fevereiro de 2011. Segundo cálculo da universidade, a quantidade de itens faz da coleção a maior biblioteca digital do país.

Como referência para a marca, a instituição cita a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com compartilhamento de arquivos abertos, que, segundo seu site, possui um acervo de 152.546 itens de textos completos produzidos pelas universidades brasileiras. Outra referência citada pela Universidade Gama Filho é a Biblioteca Domínio Público, mantida pelo Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza para a população 186.740 itens digitais integrais, segundo seu site.

A Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho é um serviço de extensão universitária que disponibiliza gratuitamente para a população a totalidade dos acervos digitais de texto completo de bibliotecas de 1.435 universidades, artigos de 48 mil periódicos científicos, além dos bancos de dados de centros de pesquisa, bibliotecas nacionais e órgãos governamentais de 62 países, através da participação no consórcio internacional Open Archives Initiative (OAI), o maior compartilhamento de informação científica da história.

O acervo da Biblioteca Digital da Central de Cursos é formado pelas teses e dissertações de mestrado e doutorado de importantes universidades do exterior como, por exemplo, Harvard, Yale, Berkeley, Oxford, Cambridge, Universidade de Paris, Universidade Complutense de Madrid e Universidade do Porto, além de instituições de ensino superior brasileiras como a USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UnB e FGV. Também estão integrados acervos digitalizados de várias bibliotecas, como a do Congresso Americano, Biblioteca Nacional da França, da Espanha e de Portugal.

Ainda de acordo com a universidade, o usuário da biblioteca encontra os artigos completos de periódicos. A integração ibero-americana é enfatizada através da integração com a REDALYC, a maior rede científica de publicações da América Latina.

No âmbito do direito nacional, a Biblioteca Digital da Central de Cursos é integrada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Supremo Tribunal de Justiça (STJ), além de vários Tribunais Regionais do Trabalho, que disponibilizam milhares de pareceres, teses, discursos e sessões jurídicas.

Tendo em vista o cenário nacional, 55% do acervo são formados por produções em língua portuguesa, com destaque para as 22 universidades de Portugal participantes do consórcio OAI. A biblioteca apresenta uma interface simples e intuitiva, com resultados rápidos e relevantes, de modo a ser usável por todos os públicos.

Em dois meses de existência foram registrados, 5 milhões de buscas. A biblioteca digital está disponível no endereço http://www.posugf.com.br/biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre nosso blog