Um sonho a se realizar!

Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reúnem a juventude, de forma bem eficaz.
Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satisfaz.
O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos
conscientes, mais finos, mais eloquentes, com mais força e mais vontade.

As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso,
a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.

Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação
pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!


Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Por que o brasileiro lê pouco?


Além de a leitura não vir de casa, a escola mais atrapalha que ajuda
Por Raphael Soeiro

Fiquemos com a resposta da maior autoridade no mundo, a Unesco.
Para o setor da ONU que cuida de educação e cultura, só há leitura onde:
1) ler é uma tradição nacional,
2) o hábito de ler vem de casa e
3) são formados novos leitores.

O problema é antigo: muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca. Para piorar, especialistas culpam a escola pela falta de leitores.

"Os professores costumam indicar livros clássicos do século 19, maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem de 15 anos", diz Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro. "Apresentado só a obras que considera chatas, ele não busca mais o livro depois que sai do colégio." Muitos educadores defendem que o Brasil poderia adotar o esquema anglo-saxão, em que os clássicos são um pouco mais próximos, dos anos 50 e 60, e há menos livros, que são analisados a fundo. Mas aí teria de mudar o vestibular, é isso já é outra história.

Fonte: Instituto Pró-Livro, ANL, Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal (Cerlalc).

Gama Filho atinge 1 milhão de itens em sua biblioteca digital

Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho torna-se a maior biblioteca digital do Brasil, segundo dados da própria instituição

Com o acervo exclusivamente composto de textos completos e itens digitais integrais, como sons e imagens, a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho ultrapassou a marca de 1 milhão de itens neste início de fevereiro de 2011. Segundo cálculo da universidade, a quantidade de itens faz da coleção a maior biblioteca digital do país.

Como referência para a marca, a instituição cita a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com compartilhamento de arquivos abertos, que, segundo seu site, possui um acervo de 152.546 itens de textos completos produzidos pelas universidades brasileiras. Outra referência citada pela Universidade Gama Filho é a Biblioteca Domínio Público, mantida pelo Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza para a população 186.740 itens digitais integrais, segundo seu site.

A Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho é um serviço de extensão universitária que disponibiliza gratuitamente para a população a totalidade dos acervos digitais de texto completo de bibliotecas de 1.435 universidades, artigos de 48 mil periódicos científicos, além dos bancos de dados de centros de pesquisa, bibliotecas nacionais e órgãos governamentais de 62 países, através da participação no consórcio internacional Open Archives Initiative (OAI), o maior compartilhamento de informação científica da história.

O acervo da Biblioteca Digital da Central de Cursos é formado pelas teses e dissertações de mestrado e doutorado de importantes universidades do exterior como, por exemplo, Harvard, Yale, Berkeley, Oxford, Cambridge, Universidade de Paris, Universidade Complutense de Madrid e Universidade do Porto, além de instituições de ensino superior brasileiras como a USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UnB e FGV. Também estão integrados acervos digitalizados de várias bibliotecas, como a do Congresso Americano, Biblioteca Nacional da França, da Espanha e de Portugal.

Ainda de acordo com a universidade, o usuário da biblioteca encontra os artigos completos de periódicos. A integração ibero-americana é enfatizada através da integração com a REDALYC, a maior rede científica de publicações da América Latina.

No âmbito do direito nacional, a Biblioteca Digital da Central de Cursos é integrada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Supremo Tribunal de Justiça (STJ), além de vários Tribunais Regionais do Trabalho, que disponibilizam milhares de pareceres, teses, discursos e sessões jurídicas.

Tendo em vista o cenário nacional, 55% do acervo são formados por produções em língua portuguesa, com destaque para as 22 universidades de Portugal participantes do consórcio OAI. A biblioteca apresenta uma interface simples e intuitiva, com resultados rápidos e relevantes, de modo a ser usável por todos os públicos.

Em dois meses de existência foram registrados, 5 milhões de buscas. A biblioteca digital está disponível no endereço http://www.posugf.com.br/biblioteca

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN

Amigos...postei algo a esse respeito aqui no blog no ano passado ou seja 2010. Como acabei de ler novamente esta chamada, divido a matéria com todos que tenham o interesse no curso abaixo que será realizado em São Paulo!





Curso básico de formação de Contadores de Histórias

Carga Horária de 60 horas
35 vagas
Inscrições de 21 de fevereiro a 5 de março, pessoalmente, de 2ª a 6ª feira das 9h às 16h e sábado das 10h às 15h.

Critérios de seleção:
- Idade a partir de 18 anos
- Total disponibilidade para se dedicar ao curso e às atividades práticas*
- Experiência comprovada em pesquisa ou trabalhos multiplicadores na área de narração de histórias em projetos sociais, terapêuticos, educativos e/ou artísticos (profissional ou voluntário)
- Bom uso da palavra em seu favor para expressar seu interesse e necessidade pelo curso

*No período do curso o aluno participará de uma apresentação na biblioteca Hans Christian Andersen e outra numa biblioteca pré agendada da rede municipal de São Paulo. Deverá também assistir a, no mínimo, três contadores de histórias e apresentar relato do que foi observado.

Documentos necessários para a inscrição:
- Ficha a ser preenchida no ato da inscrição
- Carta de interesse (de preferência levar já escrita)
- Comprovante de estudo ou atividade que realiza na área de narração de histórias

Processo de seleção:
A comissão de seleção é formada por profissionais da área não ligados ao Sistema Municipal de Bibliotecas.

De 19 de março a 25 de junho
Sábados das 9h às 13h

Veja também o Blog da Biblioteca Hans Christian Andersen (clique aqui)

VISITA MONITORADA
Visita Monitorada com Contação de Histórias
Às 3as feiras, a partir das 9h, mediante agendamento prévio.

Avenida Celso Garcia, 4142
Tatuapé – 03064-000 São Paulo, SP
Tel.: 11 2295-3447
bcsp.hcandersen@prefeitura.sp.gov.br
Metrô Estação Tatuapé – Linha 3 Vermelha
(Aproximadamente 10 minutos a pé)

Livros ou Esculturas?

Dobrando as páginas de uma obra literária o norte-americano Isaac Salazar consegue criar letras, símbolos e palavras que surpreendem pela riqueza de detalhes...

O norte-americano Isaac Salazar arranjou um jeito inusitado de criar obras de arte. Ele escolhe um livro e começa a dobrar suas páginas até formar letras, símbolos e palavras.

O trabalho de Salazar chama a atenção pela riqueza de detalhes. Ele conta que certas obras ficam prontas em algumas horas. Outras, porém, levam semanas para a finalização. O artista, que é autodidata, começou esculpindo letras simples. Hoje ele já se arrisca em palavras grandes e em fontes mais complexas.
Em alguns casos, o próprio livro serve de inspiração para o trabalho. O símbolo da reciclagem, por exemplo, foi criado em uma obra chamada Um mundo sem árvores. Por falar nisso, Salazar prefere usar livros mais antigos para fazer suas esculturas. Ele acredita que esta é uma forma de reutilizar papel e de contribuir com o meio ambiente.
Fonte: Revista Criativa /Globo
http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI204691-17357,00-ARTISTA+TRANSFORMA+LIVROS+EM+ESCULTURAS.html

Frases enviadas pelo meu PAPI!

"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro. "
Franklin D. Roosevelt


"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."
Mário Vargas Llosa


"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez. "
Friedrich Nietzsche