A Biblioteca Nacional realiza a partir desta quarta-feira (1/9)a exposição Jornal do Brasil: do papel ao digital . Coincidindo com a data que o JB passa a ser publicado apenas na internet, a mostra traz edições históricas dos quase 120 anos do diário impresso, incluindo a primeira, de 9 de abril de 1891, e a última. Lá estão notícias de eventos como a morte de Dom Pedro II, a inauguração do Cristo Redentor e a queda do Muro de Berlim, além de marcos editoriais do jornal, como a criação do Caderno B, o primeiro caderno de cultura da imprensa brasileira. Não ficou de fora a capa mais célebre do JB , quando, ao anunciar a implementação do AI-5 pela ditadura militar, é publicada uma previsão de tempo "sufocante, tendendo a tempestades", analogia crítica à tensão política em 1968.
Promovida pela Coordenadoria de Publicações Seriadas da Biblioteca Nacional, além de fornecer um panorama sobre a história de um dos periódicos mais importantes da imprensa nacional, a exposição propõe uma reflexão sobre o futuro do jornalismo impresso após a popularização da internet.
Jornal do Brasil: do papel ao digital vai até o início de outubro no hall do segundo andar da sede da Biblioteca Nacional, na Avenida Rio Branco, 219.
Entrada franca.
Maiores informações nos números (21) 2220-2919 ou 2220-2891.
Fonte: Internet - JB On Line
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre nosso blog