Um sonho a se realizar!

Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reúnem a juventude, de forma bem eficaz.
Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satisfaz.
O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos
conscientes, mais finos, mais eloquentes, com mais força e mais vontade.

As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso,
a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.

Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação
pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!


Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel



sábado, 3 de março de 2012

Grandes Pensadores

Olá navegadores de plantão...gostei muito do artigo lido e postado abaixo, por esta razão compartilho o texto na íntegra conforme a sua fonte, porém para conseguirem acessar parte da biografia de cada um destes grandes pensadores precisarão acessar o link que disponibilizo. Passando o mouse sobre o título desta matéria serão encaminhados a revista digital Educar para Crescer e lá terão acesso a um extenso material de excelente qualidade e para qualquer idade!



Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de educar. Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem a obra de Aristóteles (384-322 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ou Émile Durkheim (1858-1917) trabalham sob a influência desses pensadores, na forma como suas idéias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente. 

Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347 a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas. 

Abaixo estão listadas as 49 personalidades que mudaram o jeito de pensar e fazer educação: 

• Alexander S. Neill
• Anísio Teixeira
• Anton Makarenko
• Antonio Gramsci
• Aristóteles
• Auguste Comte
• B. F. Skinner• Carl Rogers
• Célestin Freinet• Comênio
• Condorcet
• Donald Winnicott 
• Edgar Morin
• Édouard Claparède• Émile Durkheim
• Emilia Ferreiro
• Erasmo de Roterdã 
• Florestan Fernandes
• Friedrich Froebel
• Friedrich Nietzsche
• Guy Brousseau
• Hannah Arendt
• Henri Wallon
• Herbert Spencer 
• Howard Gardner
• Jean Piaget 
• Jean-Jacques Rousseau 
• Johann Friedrich Herbart 
• Johann Heinrich Pestalozzi 
• John Dewey
• John Locke 
• Karl Marx
• Lawrence Stenhouse
• Lev Vygotsky • Maria Montessori
• Martin Buber
• Martinho Lutero
• Michel de Montaigne
• Michel Foucault
• Mikhail Bakhtin• Ovide Decroly
• Paulo Freire
• Pierre Bourdieu
• Platão
• Roger Chartier
• Santo Agostinho• Sócrates
• Tomás de Aquino
• Tzvetan Todorov

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

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