Um sonho a se realizar!

Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reúnem a juventude, de forma bem eficaz.
Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satisfaz.
O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos
conscientes, mais finos, mais eloquentes, com mais força e mais vontade.

As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso,
a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.

Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação
pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!


Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel



quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Alfabetizando "Chico Bento"

Nota: Faz um tempo que escrevi esse artigo e o publiquei. Porem, vendo-me na mesma situação, resolvi compartilhar com vocês novamente essa aventura...

Durante alguns anos, tive a oportunidade de alfabetizar alunos de colégios particulares da cidade de São Paulo – Capital.
Trabalhei com crianças de famílias providas de nível sócio-econômico-cultural definidos e portadores de excelentes oportunidades e vivências compensadoras.
Ao chegar em cidade do interior de São Paulo, passei a exercer um trabalho de intervenção psicopedagógica em crianças possuidoras de um “rótulo” classificadas como problemáticas.
Tinham a fama de não seguir o ritmo da sala. Não liam e não escreviam.
Com o passar do tempo, passei a notar, em conversas informais, que o dialeto dessas crianças vinha de um linguajar regional.
Uma das crianças disse-me:
- “Minha mãe me ponhou nessa iscola, purque é mai pertu.”
Passei a pensar sobre essa frase e comecei a analisá-la.
Suas professoras queixavam-se que seus alunos não liam e não escreviam. Seus textos eram todos mal redigidos.
Os alunos escreviam como falavam.
Em casa, seus pais sendo simples e humildes, muitos analfabetos, comunicam-se com seus filhos dizendo: “Venha ponhar a xicra na mesa.”
Eu me pergunto: Certo? Errado? Problema de Aprendizagem?
Várias indagações circundaram meu pensamento.
Será realmente problema de aprendizagem?
Será falta de acompanhamento e proximidade no ato de ensinar?
Hoje, como professores, deparamos com salas de aulas super lotadas onde fica difícil dar atenção especial, acompanhamento e maior proximidade no momento de ensinar.
O que está acontecendo é que nosso “Chico Bento” está sendo alfabetizado em conjunto e não está sendo trabalhada a sua dificuldade individual.
Em casa falam e ouvem o linguajar popular e até mesmo, regional.
Na escola lhe é cobrado a linguagem culta.
Numa produção de texto, quando o aluno escreve “minha irmã pegou uma foia e ponhou na mesa”, fica sendo considerado fraco e necessitado de reforço escolar.
Justamente é que me pergunto: "Será realmente, essa criança, portadora de problema de aprendizagem?
Penso ser necessário nesse momento, realizar um trabalho que consista em lhe mostrar a linguagem mais adequada em escrever e falar.
Lendo histórias em quadrinhos do Chico Bento, personagem criado por Maurício de Sousa, podemos nos deparar com o “caipirês”. É justamente dessa forma que essas crianças se comunicam.
O que devemos fazer é realizar um trabalho consciente fazendo com que a criança perceba as formas de se comunicar, sabendo usar a linguagem adequada e se fazendo entender.
Devemos enquanto profissionais da educação, repensar quando afirmamos a deficiência do aluno.
Devemos entender e re-alfabetizar nosso “Chico Bento”.

Colaboração da nossa amiga Valquiria Miguel Luchezi
Pedagoga e Psicopedagoga

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