Um sonho a se realizar!

Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reúnem a juventude, de forma bem eficaz.
Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satisfaz.
O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos
conscientes, mais finos, mais eloquentes, com mais força e mais vontade.

As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso,
a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.

Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação
pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!


Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Assim começou a trajetória da Biblioteca...


Pública Comunitária Dr. Bezerra de Menezes em 29 de agosto de 2000. Nesta foto ainda dentro da residência do seu fundador Valdo que com sua esposa Suzana solicitava doações de livros, revista e gibis...



Valdo, um Santista de nascimento que escolheu e adotou a cidade de Serra Negra com o coração, para viver e iniciar o que ele julga ser o seu Projeto de vida e beneficiar de alguma maneira a comunidade em que mora com tudo o que diz respeito a cultura.

Peças feitas nas aulas de artesanato

- "Na minha modéstia, acreditava que qualquer movimento cultural à favor da minha comunidade, carente de todos os recursos, resultariam na aprovação geral como fizemos desde a sua criação, sempre me preocupando com a coletividade em busca de uma melhor Qualidade de Vida". Este é o princípio dos VOLUNTÁRIOS!
Projeto inicial

Aqui o Valdo catalogando os livros, revistas, gibis... no único computador que possuia
Muitas atividades culturais foram iniciadas: artesanato, aulas de inglês, informática, festas temáticas, teatro e a participação da cidade no
Dia do Desafio..


Muitas pessoas frequentavam a casa do Valdo nesta epoca, já que inicialmente a Biblioteca estava instalada lá dentro, então ele construiu um espaço só dela no seu próprio terreno. Todos ganharam com isso. Sua permanência nesta "pequena mas nobre sede" durou alguns anos.


Como a quantidade de crianças e jovens que procuravam por livros a atividades variadas foi aumentando, eles se mudaram para outro local. Nesta luta de várias pessoas em prol de um mesmo ideal, nasceu o "Centro Cultural Ariano Vilar Suassuna", inaugurado em 13 de abril 2008. Como precisamos de patrocinadores, foi necessário transformar a nossa Biblioteca Comunitária, depois de várias alterações em nossa diretoria, numa ONG


A ONG LIBERDADE CULTURAL foi fundada em 02 de fevereiro de 2007, para que assim o recurso financeiro pudesse chegar.

Neste caso a luta foi e é árdua e continua. A necessidade de reestruturar a casa é grande, há muito o que fazer... falta apoio, assim como o de conseguir pessoas dispostas e abertas a ajudar com doações e voluntários para minimizar a carência destas crianças e jovens


Essa é uma das atividades onde eles se soltam e aprendem com o Prof. mestre de capoeira "Peter Pan"



Para cultivar a sabedoria é preciso força interior. Sem crescimento interno é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas nossa vida se complica. O impossivel torna-se possível com a força de VONTADE! - "Dalai Lama"

Muitos livros para leitura e pesquisas escolares

Jogos e entretenimento para as crianças


Iniciação à informática, porém precisamos de voluntários para ministrarem as aulas


Nada fácil pois enfrentamos até hoje uma série de problemas e desafios. Mas o Valdo não desiste, ele é teimoso e persistente!

Um comentário:

  1. Estou muito feliz em encontar este blog e ser sua seguidora, faz lembrar minha casa espírita aqui onde moro e que possue alguns dos teus trabalhos voluntários. Desejo que a cada dia ele prospere muito mais e que Jesus derrame as benções salutares sobre todos os trabalhadores e os que ai frequentam. Meu abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre nosso blog